Detalhes e mudanças da Base
Montagem atual:
1° Pegamos um pedaço retangular de madeira e pregamos um tubo de PVC em forma de T. Utilizamos 2 pregos e 2 parafusos para evitar que ele se movimentasse.
2° Colamos uma luva de PVC no T e passamos fita isolante.
3° Passamos a mangueira de 4m pelo T até a luva e adicionamos a rolha.
4° Para fazer a trava furamos a base e colocamos dois ganchos.
5° Prendemos a trava com abraçadeiras, fixadas a luva, e um pedaço de tubo PVC por cima.
6° Colocamos um fio de cobre ao pedaço de tubo PVC para o acionamento.
Testes e melhorias:
Primeiro teste -
No primeiro dia de teste, quando fomos encaixar a rolha na mangueira, percebemos que a mangueira era muito larga para servir na rolha.
Então cortamos a primeira camada da mangueira (com estilete), deixando ela mais fina (cortamos mais ou menos uns 30cm de comprimento).
Para encaixar a rolha foi preciso a ajuda de alicate e Vaselina, já que mesmo afinando a mangueira ainda estávamos com dificuldade de colocar a rolha.
Após alguns testes do lançamento, vimos que a rolha já não estava vedando a garrafa e estava vazando água. Trocamos a rolha, mas não tínhamos uma igual a primeira, foi preciso cortar (aproximadamente 1cm) as duas pontas da rolha, deixando ela menor. Percebemos que com a rolha em um tamanho menor, não era possível vedar a garrafa, deixando nosso problema ainda pior.
Arrumamos uma terceira rolha, que com a ajuda da vaselina e de um alicate conseguimos encaixa-la.
Segundo teste -
Por muitos fracassos na hora de lançar o foguete, vimos que a rolha já não estava fazendo seu trabalho e existia alguns cortes na mangueira (3).
Tampamos os cortes com fita isolante (eram pequenos e um ainda não havia rasgado a mangueira) e trocamos novamente a rolha.
Trava:
Nos primeiros testes não conseguimos entender como utilizar a trava. Nos dois primeiros dias de teste estávamos usando ela como um impulso para o foguete (puxando-a para cima).Ela foi feita com um pedaço de cano PVC, amarrada a um fio de barbante, e pouco presa a rolha, mas não segurava o foguete então ele decolava já com algumas bombeadas.
Então colocamos abraçadeiras ao redor da luva e prendemos com fita isolante, e passamos o cano PVC, amarrado a um fio de cobre, por elas, e o fio de cobre pelos ganchos. Assim, conseguimos fixar melhor a trava e prender por mais tempo o foguete.